10/07/2015

Copinho & Amor - O que é um coletor menstrual?


Olá, divas!!



 Hoje venho compartilhar com vocês a página Copinho e Amor . Quem quiser comprar ou tiver dúvidas sobre Coletor Menstrual, pode entrar em contato. 



O que é um coletor menstrual? Por que eu usaria um coletor menstrual?


O coletor é um copinho feito de silicone para coletar a menstruação. Ao contrário da maioria dos recursos que temos para isso, o coletor não é um absorvente: ou seja, não absorve o sangue. Isso é importante quando o comparamos, por exemplo, com o absorvente interno (O.B.) que, além de absorver o sangue, absorve a umidade natural da vagina.

O coletor pode vir em vários tamanhos e formatos, mas é basicamente isso. O conceito é bem simples, mas apresenta grandes vantagens quando comparado com outras opções que temos.

1. Não gera nenhum lixo além dele mesmo. Nos últimos anos, quando a consciência verde vem tomando mais importância, o coletor vem se popularizando como uma opção ecológica aos absorventes. Não é difícil imaginar o porquê: afinal, quantos absorventes, internos ou externos, uma mulher gasta todo mês? Quanto lixo isso gera no decorrer de sua vida fértil? Um coletor menstrual, sozinho, por sua vez, pode durar até dez anos!

2. É prático.Você pode achar que não, mas vamos pensar: colocou o coletor agora. Vai tirar daqui a 5, 8, até 12 horas! Esvazia no vaso sanitário, põe de volta. E pronto! Esse é o trabalho exigido pelo coletor durante a menstruação. No final é só ferver 5 minutinhos e guardar.

3. Capacidade. Há coletores menstruais de diferentes capacidades: de um copo pequenininho de 10mL ao InCiclo, por exemplo, de 30mL - 3 vezes mais que um absorvente interno. Outros como o MeLuna XG, comportam incríveis 42mL (e eu espero vendê-lo por aqui em breve). A gente acha que sangra rios, mas na maioria das pessoas o InCiclo não precisa ser trocado antes de 8 horas de uso. O que nos leva ao próximo item.

4. Auto-conhecimento. Você tem noção de quanto sangue sai do seu corpo em um dia de menstruação? Sabe que cheiro tem (pode pensar que sim, mas não sabe não!)? Sabe a altura do seu colo e a diferença de altura que ele tem no período menstrual? Sabe a quantas anda sua musculatura pélvica? Se ela é forte ou não? Se sua bexiga e uretra são sensíveis? Já vi relatos de meninas que conseguiram ter noção da quantidade de ferro em seu sangue pelo uso do coletor! Se você acha que pode ser bobagem, pense de novo: o que tudo isso diz sobre sua saúde.

5. Nosso sangue não fede! Não fede mesmo! Em compensação o sangue em um absorvente cheio de químicas, em contato com o ar um tempão fica com um cheiro péssimo. Com o coletor, o máximo de cheiro que o seu sangue vai ter é, adivinha só? Cheiro de sangue. Sua mão não ficou fedendo daquela vez que você cortou, ficou? O coletor é uma ótima maneira de perdermos o nojo de nós mesmas.

6. Conforto. Não é legal usar fraldas. Eu não acho, pelo menos. Abafa, irrita a pele, fica aquela sensação de umidade. Mesmo o O.B. que teoricamente te deixa seca, é feito de algodão - algodão é muito confortável para roupas, mas dentro da vagina não é um material que escorregue (e facilite a colocação) nem fique imperceptível. O coletor, por sua vez, é feito de silicone, que é um material muito maleável. Ele sim "escorrega", facilitando a colocação e se molda ao corpo, se tornando imperceptível. Muita gente olha para o coletor e torce o nariz - "parece desconfortável", elas dizem. Por isso é tudo ainda mais incrível quando você começa a usar e vê que não é não.

7. Saúde. As pesquisas a respeito das químicas presentes nos absorventes não são nada animadoras, como podemos ver: http://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2014/03/inimigo-intimo.html
Quando essa notícia saiu, muita gente falou: ah, mas se é assim, vamos fazer o que? Voltar a lavar paninhos? Assim não dá pra viver! etc. etc. etc. Bem, apresento a vocês uma terceira opção. Se bem que até os paninhos evoluíram.


Mas não adianta eu ficar falando. Primeiro, porque eu vendo o produto (isso é papo de vendedora, eu sei que é o que vocês estão pensando). Depois, porque nada se compara a experimentar e perceber tudo isso "na pele". Participo de um grupo sobre coletores menstruais no facebook e vejo por  meninas que desistiram de para de menstruar por causa do coletor, meninas que começaram a GOSTAR de menstruar, meninas que estão esperando ansiosamente a próxima menstruação para testar uma nova dobra... Eu mesma passei por coisas assim, e é por isso que comecei a vender - uma amiga minha não aguentava mais me ouvir falar no assunto e me deu a ideia. Mas, se você não acredita no meu relato, pode procurar outros: eles estão por toda a internet ;)
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário